TobyMac – The Elements: Um disco para corações maduros

Falar do TobyMac é praticamente gastar palavras com o óbvio. Com décadas de trabalho, seja com o DC Talk, seja solo, é inegável a contribuição desse cara para a música cristã contemporânea.

Sempre que ficava sabendo de um lançamento seu, a expectativa ia às alturas pelo o que ele inventaria dessa vez. A cada álbum, uma novidade, um experimento. E isso é incrível, pois mesmo com os deslizes musicais, continua sendo uma experiência inventiva singular. Isso só faz crescer.

Contudo, quando vi a capa de The Elements eu estranhei. Why so serious? Pesquisando sobre a temática e ouvindo as faixas percebi que o TobyMac deixou um pouco de lado a diversão e mergulhou na crueza da vida. Não que os outros álbuns fossem infantis/superficiais ou algo do tipo, mas nesse lançamento ele traz a dor e as dificuldades da vida mais à tona. A faixa de abertura dá esse tom.

“Toby descreve este mundo como um lugar selvagem lutando contra a influência do próprio Deus” – Chris Major, TheChristianBeat

Mas o Toby tem uma capacidade impressionante de tratar esses assuntos com uma profundidade leve. Ouvir “I Just need u” é um acalanto para almas cansadas. Reconhecer o fardo da caminhada e a necessidade da redenção nEle é algo de quem já muito caminhou e apanhou na vida.

E o que é “Everything”? Uma das mais espetaculares baladas que já ouvi. Um pérola do pop cristão com uma letra que arrepia e leva às lágrimas. Ver Deus e sua manifestação em tudo, em nossa rotina puxada que nos cega de ver o agir da sua Graça, é muito louco.

 

“Eu te vejo em tudo o dia todo, e cada batida do meu coração continua me lembrando!”

 

Isso me faz destacar um ponto bastante importante: a manutenção da fé dele em todo esse tempo. Admiro muito pessoas que atravessam a vida adulta preservando sua espiritualidade. É não se deixar levar pelos muitos ventos, é não se vender à lógica do mercado, tendo firme o alvo e a motivação da sua produção artística.

Musicalmente todos os elementos estão lá: o pop, o rap, o rock. O TobyMac de sempre, só que agora com um balanceamento mais maduro. Isso é muito bom e para poucos. Mas se você está procurando aquelas pancadas do Toby, infelizmente não é nesse disco. Volte algumas casas.

Num geral, The Elements é um disco para corações maduros. Gratidão por mais um grande trabalho, Toby!