Após 12 longos anos de espera, Antidemon finalmente quebra o silêncio (do estúdio) com o lançamento de Convergence, um álbum que marca não apenas o aniversário de 30 anos de carreira, mas também aponta para uma nova fase artística. Vale ressaltar que o silêncio é visto apenas no estúdio, porque eles não pararam: além da participação no lendário Nordic Fest no ano de 2019, teve turnê no Japão agora em 2024.
Começamos vendo essa belíssima capa inspirada no texto de Apocalipse 5.1-11 e ela já dá o tom: a temática apocalíptica segue firme, com letras sobre a segunda vinda de Cristo e a destruição definitiva de Satanás.
Apocalipse 5:1-11 NAA
[1] Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro em forma de rolo escrito por dentro e por fora, e selado com sete selos. [2] Vi, também, um anjo forte, que proclamava com voz forte: — Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro? [3] Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele. [4] E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. [5] Então um dos anciãos me disse: — Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro. [6] Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. [7] O Cordeiro foi e pegou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. [8] E, quando ele pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, [9] e cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és de pegar o livro e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação [10] e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” [11] Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
Quem acompanha eles desde os primórdios, perceberá que as influências do grindcore, que eram um marco nos primeiros trabalhos, dão lugar a um death metal mais sombrio e cadenciado, com riffs elaborados e vocais mais compreensíveis. É perceptível a evolução técnica da banda, mas os fãs do caos de outra podem sentir um gostinho de quero mais. Também percebe-se que é o primeiro álbum 100% em inglês.
O álbum traz momentos memoráveis que vão agradar diferentes públicos. Since the Beginning of Time se destaca por sua combinação de peso e trechos melodiosos. Já The Battle of the Kingdoms, a faixa mais longa do disco, é um épico que remete ao estilo dos antigos discos da banda, sendo um presente para os fãs mais nostálgicos. A faixa-título, por sua vez, merece um destaque: seu breakdown poderoso parece ter sido feito sob medida para incendiar rodas de mosh.
Embora a evolução seja um ponto forte, é importante mencionar que os fãs mais saudosistas — aqueles que preferem o caos e a velocidade dos primeiros trabalhos — podem sentir faltar do ritmo frenético e das estruturas rápidas que eram marca registrada do início da carreira. No entanto, Convergence é um álbum que aposta em profundidade, tanto musical quanto temática, mostrando uma banda madura e confiante.
Com um pouco menos de uma hora de duração, Convergence pode deixar aquele gostinho de quero mais, mas isso não diminui em nada o impacto da sua qualidade. É um álbum que equilibra técnica e mensagem, sem perder a identidade que conquistou os fãs ao long dos anos. É um disco sólido, porém poderia ter uma distribuição melhor entre as músicas mais lentas e agitadas.
FICHA TÉCNICA DO ÁLBUM ANTIDEMON — CONVERGENCE (2024)
Álbum: Convergence
Artista: Antidemon
Ano de Lançamento: 2024
Gênero: Death Metal, Grindcore
Integrantes:
- Carlos Batista (vocal e baixo)
- Juliana Batista (bateria)
Faixas do Álbum:
- Forever Glory
- Realm of Death
- Convergence
- Slaves in Hell
- Worst Enemy
- Since the Beginning of Time
- The New Covenant
- The Battle of the Kingdoms
- Worthy is the Lamb
- The Spirit of Truth
SIGA ANTIDEMON:
BANDCAMP (Vision of God Records)