Como previsto, no dia 21 de Agosto o P.O.D. fez o lançamento de seu novo álbum, intitulado The Awakening, como já havíamos adiantado aqui. E, claro, eu não poderia deixar de ouvir. Alías, ouvi várias e várias vezes e agora compartilho com vocês minha breve análise.
Ao ouvir música após música, dá pra perceber vários elementos que caracterizaram a banda em seus primeiros álbuns. Alguns trechos lembram o álbum “The Fundamental Elements of Southtown”. No entanto, deu pra notar mais maturidade nas guitarras. O próprio guitarrista admitiu isso: “Eu costumava querer colocar muitas faixas de guitarra no álbum quanto pudesse, pois achava que isso é o que eu tinha de fazer. Mas como eu estou ficando mais velho, percebi que quanto mais espaço você deixa para todos os instrumentos, tudo respira, tem uma energia e uma vibe“, disse Marcos Curiel, guitarrista da banda.
Outra característica interessante é que cada música é colocada dentro de um contexto. Segundo Sonny, vocalista da banda “cada canção, em última análise, explora como um personagem lida com a vida, cometendo erros, lutando, tentando”. Esta contextualização nas músicas ocorre através de vozes, diálogos e alguns ruídos que ocorrem antes, durante ou depois de cada música, de forma a identificar qual o contexto da canção. Se você tem um inglês fluente, talvez vá gostar deste recurso. Mas no geral, acho meio esquisito. Fico me imaginando ouvindo o álbum no carro: uma faixa termina, o cd-player mostra que a faixa seguinte já está sendo reproduzida, mas o que se escuta é uma conversa em inglês, as vezes em baixo volume, alguns barulhos, alarme de carro… e a música nada. É, eu prefiro só a música mesmo. 🙂
Mas de uma forma geral, “The Awakening” é um excelente álbum e que requer que você o ouça mais para gostar mais. Quando se ouve pela primeira vez, dá uma sensação ter no máximo duas músicas boas. Mas ao ouvir novamente com mais atenção, você passa a gostar mais das canções, dado a diversos detalhes inseridos e uma musicalidade um pouco diferente do “padrão”, o que é ótimo! O álbum recebeu ótimas avaliações dos principais rankings do ramo, sempre acima de 4 estrelas.
Na minha humilde opinião, a música mais legal do álbum é “This goes out you”, que foi apresentada pela banda bem antes do lançamento do álbum e que o Apenas Música também noticiou aqui. A letra deixa uma impressão clara de que é uma música de agradecimento da banda aos fãs e ouvintes de P.O.D.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wxl6HEBqQPE]
Também gostei muito de “Rise of NWO” (parace ter vindo do álbum “The Fundamental Elements of Southtown”), “Criminal Conversations”, “Speed Demon” e “Revolución”.
Infelizmente, teve uma música em especial que não me agradou muito: “Want it all” parece um jazz , uma baladinha com saxofone em vários trechos que lembra trilha sonora de filme antigo… dá impressão que você pode encaixá-la perfeitamente no filme “Inimigos Públicos”, dependendo da cena, claro. Ou seja, fugiu bastante da proposta geral do álbum. Mas não deixa de ser uma música de qualidade e há de agradar alguns.
Bom, sem mais delongas, se você ainda não ouviu The Awakening, confira abaixo:
Ficha técnica resumida:
Lançamento: 21 de Agosto de 2015
Gravação: 2014–2015
Gênero: Metal Alternativo, Metal Cristão, New Metal, Rap Metal
Tempo total: 45:24
Gravadora/Selo: Universal, T-Boy
Produção: Howard Benson
[yasr_multiset setid=0]