BEYOND BELIEF É UM CLÁSSICO DO ROCK CRISTÃO MUNDIAL
Se você era um adolescente cristão nos anos 90 como eu, provavelmente ouviu alguma música desse clássico disco Petra, Beyond Belief, lançado em 1990 em alguma rádio ou programação de jovens da igreja. Aquela foto da capa no hangar de um aeroporto mexia com o imaginário de muita gente mundo afora.
Quando se coloca o disco para tocar, de cara ele já apresenta uma das melhores sequências de hits que já ouvi na vida! Na primeira faixa Armed and Dangerous o riffs de guitarra de Bob Hartman e a batida de Lowie Weaver chegam rasgando a nossa cara! Era impossível ficar parado ouvindo.
Em seguida temos I Am The Rock com uma guitarra absurda de Hartman, a letra lembra a importância de se estar firmado na rocha.
Creed é uma música linda com uma das melhores introduções feitas por sintetizadores que eu ouvi na vida feita pelo mago dos teclados John Lawry, a mensagem é baseada no credo apostólico.
Beyond Belief é uma música com a pegada mais pop do disco e uma longa introdução da guitarra do Bob com uma linda mensagem sobre como o poder de Deus é inacreditável.
Love, uma das poucas baladas do disco, encerra o “Lado A” com uma mensagem linda que embalou muitos corações apaixonados e tocou exaustivamente nas rádios cristãs do Brasil.
O “Lado B” do disco não fica pra trás e tem músicas alucinantes como Underground , Seen and not heard (que apesar de lembrar “Heaven’s on Fire do Kiss” e fazer alguns críticos torcerem o nariz pra isso) possui um clipe muito bem humorado e um riff de guitarra poderoso de Hartman.
“Last Daze” e What´s in a Name compõe o elenco do álbum sem deixar qualidade cair. O disco fecha com Prayer, uma oração cantada em forma de balada que, apesar não possuir o peso das guitarras de Bob e a batida de Lowie, não deixa de ser clássica com os belos teclados de Lawry e a voz forte de Schlitt.
UMA DAS MELHORES FORMAÇÕES DO PETRA
A formação da banda é considerada por muitos críticos e puristas a melhor do Petra que estava no auge e o disco também é considerado o melhor da banda (mas há controvérsias rsrsrs).
A formação da banda era composta por:
- Bob Hartman: Fundador da banda, guitarras e principal compositor
- Lowie Weaver: Baterista e fã de Mickey mouse
- John Schlitt: Vocalista de voz rasgada e emocionante.
- John Lawry: Teclados (um dos maiores tecladistas do gospel nos anos 80)
- Ronny Cates: Baixista e caçula da banda
O disco foi produzido pelos irmãos John e Dino Elefante que trabalharam com a banda em outras produções dos anos 80 e 90.
Esse 12º álbum da grupo e ganhador do Grammy, não merecia uma resenha e sim um livro escrito devido à sua grande repercussão no mundo todo, afinal está recheado de tantos hits poderosos. O álbum rendeu um filme que conta a história sobre um jovem atleta cristão que, depois de se sentir decepcionado com Deus por passar por problemas familiares, acaba se reconciliando. A banda faz parte da trilha sonora do filme com 5 faixas deste álbum”.
Enfim, álbum recomendadíssimo desses que você precisa ouvir antes de morrer.