Eu poderia ter incluído essa singela resenha no TBT dessa semana, mas resolvi por forças maiores falar sobre essa música nostálgica não tageando ela. A gente pode fazer isso com “When She’s Near”, né?
E vamos lá: pela ordem cronológica, eu deveria estar falando sobre essa comemoração uns três meses atrás, já que esse primeiro single do Fiction Family foi lançado nas redes pela primeira vez em outubro de 2008. Só que nos atentando as datas de lançamento oficial nas rádios e também lançamento do primeiro álbum, ambos em janeiro de 2009, estou correto em nossa homenagem ser realizada agora.
Para época, um novo projeto paralelo do Jon Foreman (estamos falando muito dele, inclusive) , soava como um verdadeiro “manda mais que tá pouco”. Isso porque o californiano vinha em uma sequência boa de novidades, com a primeira leva de 4 EP’s e o disco do ano anterior, Limbs and Branches. Queríamos ver muito mais, já que o Switchfoot havia parado quase três anos desde Oh! Gravity.
Reforçando também que a parceria com o Sean Watkins, do Nickel Creek (não do Nickelback, calma. Se isso acontecer eu realizo meu sonho de menino), trazia muita credibilidade. A banda de bluegrass já era bastante prestigiada pelo Grammy ganho em 2003 e outras diversas indicações. Com isso, surgia a Ficton Family com o seu álbum Fiction Family.
O estilo seguia um folk indie, nem tão indie assim, diversas vezes comparado a bandas como The Beatles. E com certeza “When She’s Near”, com seu clipe roteirizado e divertido, foi a grande cereja do bolo. Aliás, foi o único single de trabalho, mesmo com o lançamento do segundo e último disco da banda quatro anos depois, o Fiction Family Reunion (minha predileta é “Up Against The Wall”).
Em uma das nossas postagens nas redes essa semana, um seguidor nosso disse que toda a semana tem a esperança de que a banda lance algo novo de surpresa, sem alarde. Te convido a sonhar junto com a gente.
Feliz 10 anos, ‘When She’s Near”!