O ska é um estilo muito divertido, porém bastante peculiar; quem gosta, gosta muito, e quem não gosta, detesta. Mas nós sabemos que existem boas bandas de ska no meio cristão e resolvemos fazer uma lista para você que deseja se aventurar nesse meio e não tem nenhuma referência ou não sabe nem por onde começar.
Five Iron Frenzy (também conhecida como Five Iron ou FIF) foi uma banda ska cristã formada em Denver, Colorado em 1995 e desmembrada em 2003. As influências da banda vêem do ska e punk rock. A banda assinou contrato com a gravadora 5 Minute Walk em 1996 e permaneceu na gravadora por nove lançamentos. Dois outros álbuns foram lançamentos independentes e um outro pela Asian Man Records. A banda sempre ficou por trás dos holofotes, apesar da sua criatividade e qualidade música e lírica.
The Dingees é uma banda formada por membros das bandas Demon Hunter, The O.C. Supertones, e Project 86; é como se fosse um projeto de “fim de semana” que nunca apareceu muito, mas sempre esteve presente. Eles fazem um Ska com muitas pegadas de hardcore e surf music. O som é muito bom, as vezes me lembra a boa fase do Charlie Brown Jr. Em geral o som da The Dingees é descompromissado com o mercado, só sai o que dá vontade de tocar mesmo. A banda já lançou 4 álbums, Armageddon Massive (1998), Sundown to Midnight (1999), The Crucial Conspiracy (2001) e Rebel Soul Sound System (2010).
Flight 180 foi uma banda de ska e swing revival da Califórnia, formada em 1998. Eles lançaram apenas 2 álbuns; Crackerjack de 1998 e o Girls and Boys de 2001, logo depois eles resolveram encerrar as atividades. Apesar de seu tempo curto de vida, o trabalho deles merece ser conferido, deixaram boas músicas para esse cenário tão escasso de bandas cristãs de Ska e Swing.
The Insyderz é talvez a representante mais punk da nossa lista. Banda formada em 1996, acabou e depois voltou em 2005, já lançaram 9 álbuns de estúdio e continuam na ativa com tudo. A banda faz questão de expressar sua fé em suas letras e o som é literalmente uma mistura muito bem humorada de Ska e Punk Rock. É um dos grandes nomes do cenário.
https://www.youtube.com/watch?v=ZGvMmauDubA
The Orange Country Supertones, também conhecida como The O.C. Supertones, é uma banda cristã de ska formada em Orange Country, Califórnia; é a principal banda do gênero no meio cristão, e não é atoa, eles já lançaram 10 álbuns de estúdio e participaram de mais de 30 compilações das mais variadas possíveis. A banda pertenceu ao cast da Tooth & Nail por muito tempo, depois mudaram para a BEC Recordings e depois do hiato de 2005 a 2010, eles são hoje uma banda independente. Provavelmente se você chegou aqui procurando bandas de Ska cristãs, você já conhecia os caras do Supertones.
Squad Five-O é uma banda cristã de Ska-punk da Georgia. Eles começaram a carreira em 1997, aposentaram as guitarras em 2006 e tiveram um tímido retorno em 2012, mas andam sumidos dos palcos e da grande mídia hoje em dia. A banda lançou 5 bons álbuns, 2 pela BulletProof Records, 2 pela Thooth & Nail Records e mais um pela Capitol Records em 2004, que foi o último trabalho deles até então.
https://www.youtube.com/watch?v=1OIHxJduMZA
Mojo and October Light é o resultado de alguns experimentos feitos pelo Matt Morginsky, que era o líder da Supertones. A banda começou com o nome de Mojo & the Info, e em 2009 acabou se juntando a uma banda da Croacia chamada “October Light” e ai ficou “Mojo and October Light”.
De todas a bandas citadas nessa lista, A Billion Ernies é a banda mais inovadora de todas elas, além do ska como item principal da receita, eles misturam muitas influências de Jazz, Hardcore e até Metal em suas músicas. O som é bastante divertido, e os metais, característicos de toda boa banda de Ska, são bem expressivos e vivos em suas músicas. Uma pena que sejam tão desconhecidos. Quem gosta de Móveis Coloniais de Acajú vai se identificar facilmente com A Billion Ernies.
Saindo um pouco da ala punk do ska, vamos terminando nossa lista com uma outra vertente do ska (ou seria o ska uma vertente?). The W’s é uma banda cristã de ska que adora misturar swing revival e jazz em suas músicas. Foi uma das bandas que mais se destacaram no meio da industria da música cristã nos EUA, por ser uma das primeiras e uma das poucas que se arriscavam por esse estilo musical. As letras são bastante irreverentes e cheias de charadas, sem deixar de refletir os valores bíblicos que a banda sempre assumiu, sendo uma banda declaradamente cristã. A The W’s teve uma vida curta, de 1997 a 2000, com apenas dois álbums lançados, o Fourth from the Last (1998) e o Trouble With X (1999).
Seguindo a mesma linha de som da The W’s, temos a The Deluxtone Rockets, banda que nasceu em 1996 e tinha uma proposta bem mais punk do que eles apresentam nos seus álbuns que foram lançados assim que eles assinaram com a Tooth & Nail Records, onde eles começaram a misturar cada vez mais swing revival e jazz em suas composições. A banda lançou 2 álbuns: The Deluxtone Rockets(1999) e Green Room Blues (2001). Em 1999 eles sairam em uma compilação de Natal pela BEC Records e em 2009, após uma reunião, escaparam algumas demos do que seria um novo trabalho, mas até hoje não tivemos mais notícias deles.