Geralmente não somos comparados a ninguém na música cristã. Isso nos faz sentir bem legais. Isso nos faz sentir originais.
Nic Gonzales, vocalista da banda Salvador
Provavelmente se você acompanhava a música gospel no início dos anos 2000, certamente deve ter curtido (ou, ao menos, ter ouvido falar) da banda Salvador. Ela é reconhecida até hoje como um ícone do worship por causa das suas peculiaridades musicais. Com canções cantadas em inglês e espanhol, o grupo faz uma verdadeira fusão rítmica ao unir ritmos latinos ao tradicional pop comercial dos Estados Unidos.
Nesse artigo, a pretensão é fazer um breve trajeto histórico e biográfico do grupo e seus sucessos. Espero que curtam!
O surgimento da banda
Surgida em 1998 com os irmãos Josh e Nic e o primo Art Gonzales, a banda Salvador, posso assim dizer, era “parte” do grupo de louvor da igreja local deles localizada no Texas. Nic conta que ele mal sabia tocar guitarra e topou formar o grupo após um desafio feito por seu irmão que disse que tocaria bateria.
Em pouco tempo, o som feito pelo trio começou a ganhar proporções e sair das quatro paredes da igreja. E assim foi: cafés, conferências, festivais de música, cruzadas evangelísticas… até que chegou ao conhecimento de produtores musicais.
Aos poucos, outros membros foram se juntando ao grupo, tornando o som mais rico e complexo. O percussionista Eliot Torres, por exemplo, é o responsável por trazer uma pegada porto-riquenha ao grupo.
O grupo iria se chamar The Jalapenho Brothers ou The Jujus, mas ainda bem que optaram por Salvador que, além de mais simples e sonoro, também apontava diretamente para o objetivo do grupo: compartilhar a mensagem de salvação em Cristo.
Nic Gonzales, a voz da banda Salvador
Co-fundador e líder da banda Salvador, Nic Gonzales, além de cantar, também é produtor, compositor e músico. Natural do Texas, filho de pastores e crescido na igreja, ele é casado, desde 2006, com a cantora pop Jaci Velasquez que já participou de trabalhos com a banda do marido.
Nic lançou seu disco solo em 2015, chamado My Life Is Yours. Com a predominância da voz e violão, o álbum não segue os passos do trabalho com a Salvador. Segundo o cantor, as canções foram escritas para e sobre seus filhos, como uma espécie de lições da vida. Uma coisa bacana a se destacar é que 100% do royalties do disco são destinados para uma fundação de autismo no Tennessee, causa sensível para o Nic já que seu filho mais velho foi diagnosticado com espectro autista.
Ele também é engajado em outras iniciativas solidárias. Nic é vice-presidente da Fundação Salvador, uma ONG que ajuda pessoas da América do Sul a conseguir moradia, educação e perspectiva de futuro.
A discografia de sucesso da banda Salvador
Com uma produção intensa na primeira década dos anos 2000, praticamente tivemos um lançamento do grupo por ano e todos com alta qualidade.
1999 – Live is Austin (independente)
2000 – Salvador (Myrrh/Sony)
2002 – Into Motion (Word)
2003 – Con Poder (Word)
2003 – Worship Live (Word)
2004 – So Natural (Word)
2005 – Que Tan Lejos Esta Cielo (Word)
2006 – Dismiss the Mystery (Word)
2008 – Aware (Word)
2009 – How Far Is Heaven: The Best of Salvador (Word)
2013 – Make Some Noise (Inpop)
2014 – Hope Was Born (Lucid Artist)
Salvador – Salvador (2000)
Bastam os primeiros segundos do disco dos anos 2000 para perceber que você está diante de uma banda diferenciada. A enérgica introdução de “Lord I Com Before You” dá o tom do disco autointitulado e convida a todos para a pista de dança. Alegria e fé gritam ao som dos metais. Nesse álbum também encontramos a versão em inglês do clássico Eu Danço como Davi (David Danced) e Montanha/Essa Montanha Se Moverá, mas aqui, em Espanhol (Montaña).
Salvador – Into Motion (2002)
Dois anos depois, a banda lança Into Motion. Com a expectativa do segundo disco, Breathing Life traz uma pegada mais pop, maneirando na influência latina, mas não menos envolvente. O disco alcançou a posição 198 no top 200 da Billboard na época. Os destaques vão para Can’t Keep It in e Alegría, sendo a única faixa em espanhol.
Salvador – Con Poder (2003)
O que faltou em música em espanhol no disco anterior, tem de sobra em Con Poder, álbum de 2003 e ganhador do 35º Dove Award como melhor disco em língua espanhola. Sem dúvidas, este é um dos melhores discos da banda, pois transborda toda a criatividade e singularidade do grupo com os ritmos latinos. Foi um momento marcante no mainstream gospel da época, uma vez que o Pop e o CCM disputaram a atenção dos ouvidos dos fãs. As faixas “Alegría” e “Montaña” retornam ao play e “Danzo Como David”, ganha sua versão em espanhol. Neste mesmo ano, a banda lança o CD/DVD Worship Live que falaremos mais a frente.
Salvador – So Natural (2004)
Após a explosão latina, a banda volta ao diálogo com o Pop Rock e traz So Natural que, particularmente, vejo como o registro mais equilibrado e maduro do grupo. Nele o grupo se aproxima também da Surf Music. Fãs latinos e do CCM se reconhecem nesse trabalho que trouxe sucessos como Can You Feel (The Supernatural), Heaven, Fabricated e So Natural. Faixas que se fixam fácil na primeira audição e mostra bem a habilidade do grupo de fazer hits.
Salvador – Que Tan Lejos Esta Cielo (2005)
Esse disco é um compilado de versões ao vivo dos principais hits até o momento, em espanhol para o público latino.
Salvador – Dismiss The Mystery (2006)
Nessa altura da caminhada, a banda pareceu entender bem qual era a sua pegada de transitar entre o Pop Rock e os ritmos latinos. Dismiss The Mystery não traz sucessos marcantes, mas mantem a qualidade satisfatória do grupo. O destaque fica para Now That I Have You que abre o disco.
Salvador – Aware (2008)
Quebrando o ritmo de lançamentos anuais, provavelmente motivado pelo casamento do vocalista Nic e das mudanças de membros, a banda leva 2 anos para lançar Aware. A espera valeu a pena porque é um bom registro. Mesmo sem grande inovações, a qualidade lírica se mostra forte e a sonoridade cada vez mais polida.
Salvador – Make Some Noise (2013)
Com um best of em 2009, a banda ficou de 2008 até 2012 sem lançamentos. O maior período até então, quando divulgaram o último registro de estúdio que temos com Make Some Noise. Com mudança de gravadora, da Word pra InPop, o disco tenta manter firme a chama que consagrou o grupo e coloca esse lançamento para “fazer barulho” após o longo hiato. O melhor do grupo está aqui: elementos latinos, faixas em espanhol, pop, rock e até flertes com reggae e surf music. É bastante consistente e agradou fãs e críticos.
Salvador – Hope Was Born (2014)
Esse é o primeiro disco natalino e o último registro do grupo. Nele, repaginaram canções tradicionais da época com a pegada latina, além de faixas inéditas. O disco contou com a participação como Phil Keaggy, Jaci Velsquez e The Katinas.
Salvador: Worship Live | CD/DVD Ao Vivo
Na oportunidade que tive, fiz questão de adquirir o DVD do disco Worship Live. Distribuída pela BV Films (a mesma responsável de nos possibilitar a ter acesso à clássicos como Jars of Clay, Michael W. Smith e Kirk Franklin), o show, gravado no Novo México, teve lotação máxima e foi considerado um dos melhores daquele ano.
Mesmo tendo uma produção bem simples, a atenção é, de fato, atraída para o feeling da banda. Nic com seu carisma e testemunho sempre contagiantes e a banda com gás total, entregaram uma noite de adoração e muita diversão não apenas aos presentes, mas a todos aqueles que assistem ao DVD.
Acho que nossa missão é ajudar os outros a conhecer a mesma alegria que encontramos em conhecer o Senhor. Sim, a vida tem seus altos e baixos, mas se Deus criou as pessoas à Sua imagem, e há pessoas engraçadas, então Deus deve ter senso de humor!
Art Gonzales, ex-membro da banda Salvador
Uma coisa bacana da versão lançada no Brasil é ter legendas em inglês e espanhol também. Uma ótima pedida para quem quer cantar e aprender as línguas.
Sobre o futuro
Nas minhas pesquisa não encontrei nada que confirmasse o fim da banda, mas também não há registros de atividades recentes dela. Seja como for o futuro do grupo, sua discografia já faz parte dos clássicos da música cristã dos anos 2000.
Para quem chegou até aqui, gratidão pela leitura. Deixo meu desejo para que mais ouvidos se sensibilizem com a beleza e riqueza da música latina, pois há muito talento e diversão à espera daqueles que vão além do eixo norte-americano de música.