Dia 31 de outubro de 1507 Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg na Alemanha, onde criticou questões que a igreja da época inseriu na soteriologia (ou seja, como a salvação é alcançada) e a necessidade de algumas reformas na prática eclesiástica. A ideia era de reformar a Igreja Católica, apenas ajustando o que não estava certo, porém isso desencadeou na divisão entre Católicos e Protestante, movimento que mais tarde ficou conhecido como Reforma Protestante.
Uma vez que houve essa divisão, isso desencadeou um movimento religioso, cultural e social de grandes proporções que, ao longo de vários anos, permitiu teólogos estudarem mais sobre a Bíblia e seus ensinamentos. Durante os vários documentos e traduções elaborados, e até mesmo conversas, em algum momento do século XVI estabeleceu-se o que hoje podemos chamar de pilares do protestantismo. Entre alguns dos nomes importantes da reforma protestante que fizeram parte do movimento de elaboração e disseminação, encontramos o próprio Lutero, João Calvino, Ulrich Zwingli, John Knox e William Tyndale.
Esses pilares são definidos como Solas, que tem origem no latim, significando “somente” ou “apenas”. Exatamente neste ponto, então, podemos introduzir a mensagem da qual esta música (Sola Christus), que encerra o disco Vanishing Lessons de 1994 da banda norte-americana Tourniquet.
Chega a ser emocionante pensar que em pleno 2024 estamos celebrando 507 de um marco na história da igreja. Mais de meio milênio onde ouvimos a mensagem de que Deus, somente Deus, é quem deve ser o centro de nossas vidas. A nossa natureza humana pecadora só pensa em se afastar de Deus, mas ainda assim ele coloca uma chama que arde dentro de nossos corações.
Não propenso a vir a Ele
Incapacidade interior
O chamado interno alcança o seu fim
Soberanamente iniciado
Nada disso seria possível sem a graça de Deus, que através do Seu único filho, Jesus, nos permite hoje discutir sobre isso. Com isso podemos dizer Sola Gratia, a salvação que vem por meio de Cristo e mais nenhum outro meio.
Sola Gratia
De aliança em aliança
A Salvação nunca mudou
Sola Gratia
Agora, para que possamos efetivamente desfrutar do dom gratuito da vida eterna, não basta simplesmente existirmos. Precisamos no Deus único, porém trino, que criou os céus a Terra, que nos salvou e nos consolará até os fins dos tempos. Esse é o momento em que declaramos Sola Fide, porque a nossa fé deve estar firmada em Jesus, sem a necessidade de obras como requisito para obter a justificação diante de Deus.
Porém, por conta do pecado original, fomos separados de Deus e não podemos nos chegar à Ele com nossas próprias forças, nem mesmo por caminhos alternativos. Ao reconhecer essa fragilidade podemos declarar Solus Christus, dizendo que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade, sendo o único caminho para a reconciliação com Deus.
Perdoado da iniquidade
Esquecido, lançado ao mar
Retidão atribuída a mim
Cristo somente completou
Sola Christus
Cristo somente me completou
Essa justificação se deu por meio daquele que não tinha pecado algum, mas se fez pecado por nós (2 Coríntios 5:21), por Aquele que pegou nosso pegado, mais vermelho que a escarlata, e os transformou mais branco que a neve (Isaías 1:18). Aquele que morreu nossa morte para vivermos a Sua vida (2 Coríntios 5:15). É por Ele que podemos dar Soli Deo Gloria, porque toda a glória na salvação e na vida cristã pertence exclusivamente a Deus, e Ele é o único digno de louvor e adoração.
Cumpriu a Santa Lei do Pai
O cordeiro sem manchas trouxe redenção
O Sem Pecado recebeu a ira
Justificando homens imundos
Anos se passaram desde que estes conceitos foram estabelecidos pelos muitos teólogos, mas ainda é de grande impacto para nossas vidas até hoje. A reforma protestante começou em 1507, e vemos essa música de 1994 refletindo sobre o assunto e, mesmo que ela não fale explicitamente, sabemos que Sola Scriptura, a Bíblia é a única autoridade final e suficiente para a fé e prática cristã, não sendo necessário complementar as Escrituras com tradições ou decretos humanos.
Após esta leitura, reflita na letra completa enquanto escuta ela. Que Deus abençoe sua vida e você seja impactado por Sua infinita Graça.
Ouça no Spotify, YouTube Music, Deezer, Apple Music, Amazon Music ou Tidal.
Não propenso a vir a Ele
Incapacidade interior
O chamado interno alcança Seu fim
Soberanamente iniciadoSola Gratia
De aliança em aliança
A Salvação nunca mudou
Sola GratiaVivificado pelo terceiro
Competência regenerada
Não é minha, essa fé é um presente
Orgulho à derivaSola Fide
Creditado como retidão
Olhando muito à frente
Sola FidePerdoado da iniquidade
Esquecido, lançado ao mar
Retidão atribuída a mim
Cristo somente completou
Sola Christus
Cristo somente me completouCumpriu a Santa Lei do Pai
O cordeiro sem manchas trouxe redenção
O Sem Pecado recebeu a ira
Justificando homens imundos