A revolução da música digital, em geral, tem sido ótimo para os fãs de música. Mesmo que ouvir música online custe menos e dê acesso à milhões e milhões de músicas que de outra forma você não ouviria, uma coisa tristemente tem se perdido nessa era: a apreciação de uma incrível arte do álbum.
Claro, nós ainda temos as miniaturas das capas dos singles e LPs sempre que uma música toca em nossos iPhones e etc., mas não é a mesma coisa que examinar as capas dos álbuns em toda sua glória visual. No mundo da música cristã, onde muitos artistas usavam as capas para misturar metáforas espirituais com entidades sobrenaturais, roupas inspiradas e fontes criativas, isso é algo que os fãs da música moderna verdadeiramente sentem falta.
E para montar essa lista com as melhores artes de álbuns da música cristã internacional, decidimos criar um ranking definitivo para inspirar uma nova geração de artistas a não negligenciar tal parte tão essencial do processo de criação de um álbum.
Mike Crain: God’s Power
Mike “Karatist Preacher” Crain não precisou de desenhos chamativos, fantasias caras ou mesmo de iluminação adequada para a imagem de seu álbum: apenas uma pilha de concreto e um antiquado golpe de karatê. A capa do álbum é somente o segundo mais famoso legado de Crain: ele, uma vez, quase matou Michael Jordan na tentativa de fatiar uma melancia em seu abdome enquanto estava vendado.
Stryper: Soldiers Under Command
Se não fosse por Crain incorporar uma lenda ninja e ter sido estripado por uma dos maiores heróis do esporte norte-americano com uma espada samurai e vivido para contar, nós provavelmente teríamos dado o #1 à clássica arte do álbum Soldiers Under Command. Eles levaram a metáfora do “soldado avante em Cristo” para o mais longe possível, equiparam uma van com um lançador de foguetes e se armaram com submetralhadoras.
P.O.D: Snuff the Punk
Você sabe que tem um CD matador se a capa do álbum parece igualmente legal na capa de um álbum e pintado na lateral de uma van.
Uma capa de álbum disposta a te assustar até o inferno.
Petra: More Power to Ya
Assim como Stryper, Petra pareceu ter uma estranha fascinação em armar o heavy metal cristão. Veja essa guitarra em forma de nave espacial com mísseis ligada à ponte.
Essa tem todos os ingredientes de um típico álbum cristão dos anos 80: cabelo emplumado, poses estranhas de fotos de família – roupas estranhas, deslumbramento excessivo, uma escolha corajosa de fonte e um fundo com fumaça no estúdio.
Qualquer álbum do Carman poderia entrar para essa lista, mas com essa pose parecendo uma estátua, em um robe sem mangas e um brilho autoritário intenso direto ao coração do Cordeiro Santo, nós sentimos que essa era a escolha certa.
Esse álbum entrou para a lista por mérito exclusivo da roupa usada por Jerry Irby.
A segunda aparição de Petra na lista é apenas uma espada explodindo através de uma vidraça com fogo. Isso. É. Fofo.
Claro, essa arte de álbum não possui morteiros ou lycra perigosamente apertada, mas há alguma coisa inquietante sobre esse álbum do Mike Adkins. Talvez porque fosse a era pré-Photoshop, mas não há como saber se essa pomba está viva ou morta.
Quanto mais você encarar essa obra de arte, mais fofa ela se tornará.
O Reverendo personifica a confiança mais legal de um homem que é um padre tão bom cantor.
13 & 14. Erick & Beverly Massegee: Amen | Geraldine and Ricky: Trees Talk Too!
Empate. Dois álbuns cristãos diferentes com ventrículos, um mesmo pesadelo.
Há muita coisa acontecendo aqui, mas admita: você quer ouvir esse álbum apenas para ver o que a capa poderia tentar comunicar.
Menção honrosa: Ava Kathleen Beaty: God’s Chosen Puppet
Mesmo em uma lista com numerosas armas automáticas, anjo dando uma chave de pescoço em Satanás, e Carman como um herói bíblico, essa é facilmente a arte mais teologicamente questionável de toda a lista.
Vale a pena ver:
- Embarrassingly Bad Album Covers – Christian Music Edition;
- 15 Awe Inspiring Christian Album Covers;
- Hall of Shame – In the interests of balance, vinyl wasn’t all good.
Esse artigo pode ser encontrado em sua versão original no site da Relevant Magazine. Tradução livre.