É difícil falar de coisas boas no momento em que estamos passando. Mesmo falando e sempre procurando meio de ter esperança, o nosso lado humano falha ao perceber o quão ruim é época em que estamos vivendo. É como se fosse um mau momento para ser brasileiro. O sentimento no coração não é dos melhores, as notícias não ajudam e a cabeça segue tentando procurar meios para centrar e lembrar das palavras de justiça, paz e contentamento que ouvimos a cada domingo.
No meio desse turbilhão de coisas ruins, existem músicas que exprimem de formas muito poéticas a sensação e os cenários que estamos vivenciado. Essa semana, enquanto trabalha pra finalizar uma atividade, começou a tocar Rancore no aleatório, uma banda que ouvi bastante no início da década. Curioso com a lembrança, fui atrás de ouvir novamente o disco Liberta, e deixei ele tocando sem parar nos últimos dias.
Apesar de todas as músicas serem incríveis, Quarto Escuro ficou batendo na cabeça, porque é como se fosse um retrato do que estamos passando. Querendo ou não, esse tempo tão longo em casa tem feito a gente pensar mais na nossa existência, escolhas e na vida em geral. Como comecei a fazer terapia há algumas semanas, essa sensação tem se tornado ainda mais exacerbada.
A maldita farpa citada na música me faz pensar muito em como as dores que carregamos em nossa existência são uma espécie de alfinete que está sempre ali, furando e doendo mas que levamos conosco. Me faz lembrar muito de 2 Coríntios 12:7 também, texto que muita gente tenta interpretar o significado até hoje. Mesmo que sejam, provavelmente, contextos diferentes, não deixam de ser incômodos na vida do personagem da canção e Paulo, respectivamente.
Comparativos entre Quarto Escuro e Paulo
Por ser algo que faz mal, fica bem claro que o personagem da música busca saídas para isso. Fuma procurando sentir um prazer que não vem e consegue até perceber que que a paz que procura parece não vir ao seu encontro. Aceitar sua existência se torna um peso, algo quase impossível de lidar. Amigos, fé, tudo o que pode trazer algo de concreto parece não dar certo.
E nesse processo de entender os problemas pelos quais passamos e como podemos vencê-los, até as propagandas de todos os dias se tornam um problema. Afinal, a ideia de vida ideal – ou o tal sonho americano – é algo cada vez mais distante, principalmente se a pessoa for brasileira.
E aí, como fazer, como buscar esperança em um mundo desmoronando, em um país onde quase metade das crianças vivem na pobreza. Isso sem nem entrar no mérito da gestão da saúde e pelo colapso que estamos passando. Talvez Paulo consiga trazer alguns conselhos para nos ajudar nessa luta diária.
No mesmo capítulo de Coríntios citado anteriormente, ele nos diz que:
Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 2 Coríntios 12:9
Claro, não basta puxar um texto e jogar aqui, sempre precisamos de contexto. Mas quando lemos a história de Paulo, suas viagens e experiências, conseguimos perceber que mesmo em meio às dores diárias, há como ter esperança. Algumas pessoas demoram para entender o que é paz e como ela pode ser alcançada, mas Paulo sempre procura trazer uma forma de mostrar que sim, é capaz de viver em paz.
Ouvir Quarto Escuro, pra mim, é um exercício de fé. É olhar o mundo caindo, escutar uma música que modela e exemplifica o que a gente sente por dentro, mas que aponta dentro dela mesma saídas que podem ser exploradas. Claro, nem todos vão conseguir ler isso e dizer: – era isso que precisava! – mas precisamos pelo menos tentar procurar algo que nos faça bem nesses dias tão sombrios.
Palavras de esperança
Digo isso porque sei como é difícil vivenciar a dor que estamos passando. Se isso puder ajudar você de alguma forma, deixo alguns pequenos textos que procuram trazer paz e esperança ao nosso coração, espero que ajudem você:
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33
Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14:27
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3:15
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. Romanos 14:19