Mais uma lista, todo mundo adora listas. Dessa vez uma composição sem ordem de importância dos maiores nomes da guitarrada cristã no Brasil. Nos ajude nos comentários complementando a relação. Confira também nossa lista dos maiores guitarristas da música cristã internacional.
Juninho Afram
É muito difícil falar de guitarristas cristãos no Brasil sem trazer à memoria o nome Juninho Afram. Solos inesquecíveis pelo Oficina G3, respeitado tanto no meio gospel como no meio secular, várias workshops e participações com outros artistas, enfim, um artista completo.
Hamilton Gomes
Além de tocar guitarra em uma das melhores bandas de rock cristão do brasil (Resgate), o Hamilton tem uma pegada blues/rock de inconfundível, juntamente com o Zé Bruno eles fecham uma das parcerias mais duradouras da guitarrada brasileira.
Cezar Motta
Um guitarrista que se foi prematuramente mas que impressionou a todos no tempo que esteve por aqui. Virtuoso, versátil (o cara fez um solo de guitarra com uma furadeira gente) e excelente compositor. Foi um dos grandes responsáveis por levar o Catedral até onde eles foram. Saudosismo define.
Nelson Bomilcar
Nelson Bomilcar é guitarrista outro que vai muito além da guitarra que precisa ser citado e reconhecido pela sua relevância e por sua notável contribuição nos principais trabalhos que marcaram o início da música cristã no Brasil. Estava no VPC na época do De Vento em Popa, esteve no Grupo Elo, Grupo Semente, parcerias com Jorge Camargo, João Alexandre, Adhemar de Camplos, Asaph Borba entre outros. É o nosso tiozão da lista! Respect!
Bene Maldonado
Bene Maldonado foi o guitarrista de uma das bandas mais intrigantes que o rock cristão brasileiro já teve notícias. Riffs marcantes que deram a cara do rock “gospel” na década de 90 e início dos anos 2000.
Déio Tambasco
Ainda no mundo das bandas que estouraram com o início movimento “gospel” no Brasil, o Déio Tambasco teve sua parcela de contribuição pelo alcance que o Katsbarnea teve em todo o país, tocou também em um álbum do Oficina G3 (Além do que os olhos podem ver) e também fez algumas participações com o Renascer Praise. Possui 2 álbuns solos e continua trabalhando como guitarrista e produtor acompanhando outros músicos e bandas.
Adson Sodré
Da leva um pouco mais recente, Adson Sodré é o Brasil no cenário do Progressivo internacional. Se você não sabia, é ele quem faz as guitarras pro Neal Morse. Na foto ao lado, pausa para foto com o Mike Portnoy e no vídeo abaixo, um trecho de uma Jam com o Steve Vai. É isso que eu chamo de “carteirada”.
Mateus Asato
O mais jovem de nossa lista, Mateus Asato pode ser considerado um fenômeno recente na internet. Dono de um timbre único e sempre se apresentando com um feeling de dimensões espirituais, se destacou no cenário internacional depois que começou a fazer as guitarras da Tori Kelly e dai pra frente foi só sucesso, no Brasil ele já apareceu tocando com a Sandy, Rodolfo Abrantes, tem patrocínio da Shur, o John Mayer é fã dele, já tocou com a Jessie J e olha que ele só está começando ein…
Cacau Santos
Groove, swing e carisma, acabei de criar esse slogan, pode usar Cacau. Ficou conhecido no meio gospel depois de fazer as guitarras do Thalles Roberto. Tem um timbre marcante e único mas o que mais chama atenção é a pegada, já é referência pra uma galera que está começando na guitarra.
Sergio Knust
Mais um da nossa lista que infelizmente partiu muito cedo e de maneira trágica. Knust era como se fosse o guitarrista oficial da MK Publicita e das grandes gravadoras do país. Se tratando de música gospel, dessas que tocam em rádio e vendem muito, boa parte das guitarras foi ele quem colocou. Um guitarrista extremamente versátil e muitíssimo talentoso. Segue uma pequena lista de alguns artistas com os quais ele já trabalhou: Davi Sacer, Wanessa Camargo, Aline Barros, Fagner, Cassiane, Dudu Falcão, Tânia Mara, Marina de Oliveira, Gal Costa, Simone, Fafá de Belém, LS Jack e Eliana. Já está fazendo muita falta.
Ozielzinho
Excelente guitarrista, um dos mais virtuosos de nossa lista, muito conhecido pelos workshops e video-aulas que oferece pela internet. Já tocou com a banda Alttar mas atualmente segue em carreira solo. Vale a pena seguir o canal dele, muita coisa bacana pra galera que está começando ou está querendo avançar mais na guitarra.
Roger Franco
Ficou muito conhecido depois de fazer as guitarras do David Quilan na época do Fogo e Glória, andou meio Brasil e fez muitos workshops na outra metade. Técnica e velocidade é com ele mesmo.
Edgard Cabral
Muitos vieram a conhecer o Edgard depois do belíssimo trabalho no DVD do Leonardo Gonçalves (trabalho impecável) mas ele já estava na estrada a mais tempo que isso, alguém lembra do Santa Geração do Cirilo? As guitarras do Edgard Cabral tem uma identidade única, um guitarrista que antes de tudo preza muito pelo timbre (que timbre!) e pela harmonia das peças na música. Músico extremamente qualificado, versátil e muito humilde.
Du Guita
Há mais de 30 anos atrás,
a Banda Azul foi uma das responsáveis pela consolidação do uso das guitarras e instrumentos eletrônicos na música cristã brasileira, Du Guita foi o guitarrista dessa banda na época em que o Janires ainda estava vivo e fazia parte do grupo, ouça as guitarras do Du Guita no álbum “Olhos no Espelho” que foi lançado em 1988. Em 2013 a Banda Azul voltou às atividades com o Du Guita nos vocais.
Maurício Caruso
Um dos músicos mais gabaritados de nossa lista, também tocou com o Katsbarnea e já fez umas guitarras e arranjos pro Jorge Camargo, Caruso tem um currículo extenso se falando de música brasileira e abusa disso em seu trabalho solo “Reflexos da Noite”.
Renatinho Stauros
Stauros foi uma das bandas mais subestimadas do metal brasileiro, preciso dizer isso, e como é de se esperar, toda boa banda de metal tem em seu conjunto um guitarrista de destaque, e nesse quesito a banda Stauros sempre esteve muito bem servida com a técnica e a criatividade do Renatinho. Recomendo fortemente para você que é fã do estilo os álbuns “Seaquake” e “Adrift”, duas verdadeiras obras primas do metal cristão brasileiro repletas do trabalho primoroso do Renatinho nas guitarras.
Felizmente temos uma gama imensa de guitarristas cristãos brasileiros que ficaram de fora dessa lista, então para amenizar um pouco a falta de espaço e para não prolongar demais o post, seguem algumas menções honrosas:
- Samuel Ribeiro e Milton Jorge (Sinal de Alerta)
- Marcos Cavalcante (Sérgio Pimenta)
- João Batista (Asaph Borba)
- Edilenio Souza (Grupo Raízes)
- Dimar Viana (Expresso Luz)
- Carlinhos Felix (Rebanhão)
- Natinho e Joey Summer (Novo Som)
Para lembrar de todos esse nomes e mapear os trabalhos de cada um, contei com a ajuda de meu amigo Guilherme Abreu, que também foi meu primeiro professor de violão quando eu ainda tinha meus 12 anos. Pense num cara que manja tudo de música cristã brasileira.