Noche Juvenil: um olhar de Gawvi sobre igreja e juventude

Quem cresceu na igreja nas décadas de 90 e 00 deve lembrar muito dos cultos e acampamentos jovens. Geralmente realizados aos sábados a noite, os cultos eram o auge da vida social de muitos cristãos. Era lá que você fazia amigos, flertava com paqueras e, claro, cultuava de uma maneira mais descontraída se comparado com a programação tradicional da igreja.

Certamente esse espaço foi disseminado nas igrejas evangélicas como uma forma de evitar que muitos jovens e adolescentes fossem para o “mundo”. Se as mensagens focavam em temas mais próprios à realidade juvenil, o momento de louvor e brincadeiras permitiam que muitos deles dessem vazão a energia de seus corpos e sentimentos. Particularmente levo boas memórias desses encontros, mas reconheço o caráter doutrinador que levava, em alguns casos, a uma exposição distorcida do Evangelho para a vida de quem está conhecendo a realidade.

É num contexto como este que Noche Juvenil do Gawvi está inserido. Esse é o primeiro trabalho totalmente em espanhol do artista originário da Florida, mas com raízes latina (conheça mais sobre ele AQUI). Com uma abordagem conceitual e, de certa forma, autobiográfica, Gawvi canta sobre suas experiências de fé na juventude (ou como ele gostaria que ela tivesse sido).

“O processo de criação deste álbum começou quando voltei ao sul da Flórida. Pensei comigo mesmo que se algum dia fizesse um álbum em espanhol, gostaria de voltar e mergulhar nas minhas raízes, na cultura. Lembrando o porquê me apaixonei pelo reggaeton, tranquei-me no estúdio e gravei este disco.”

Pela capa do álbum é possível perceber sentimento conflitantes: de um lado a alegria dos jovens, de outro uma figura pastoral aparentemente brava. Inclusive, as críticas contra o modo de pensar da igreja foram bem explícitas no álbum Heathen, de 2020.

Segundo a crítica:

Do ponto de vista da fé, GAWVI explica que a intenção com o disco Noche Juvenil era criar um espaço onde as pessoas pudessem fazer perguntas e não se sentir condenadas, pois estavam “tentando descobrir como se encaixam em um complexo mundo religioso e paisagem”. Ao reter a linguagem e as texturas de suas raízes latinas, GAWVI expressa honra e amor pela cultura tradicional da igreja latina enquanto desafia o status quo e a resistência ao progresso.

Em uma análise rápida sobre o conteúdo das faixas, a introdução Noche Juvenil, que dá título ao álbum, se mostra como a oração que abre o culto. Em seguida, El Hijo Del Pastor traz um clima que pontua a disparidade entre o mundo secular e o gospel. Que Pasó traz um posicionamento forte da sua crença diante dos críticos e da pressão sofrida pelos jovens para renegar sua fé. No clipe da faixa vocês podem perceber a participação do Andrew Padilla, do Ecclesia. Além da participação, ele deu seu característico toque na produção visual do clipe.

Corillo traz a famosa Blanca mostrando-se cada vez mergulhada no mundo latino (inclusive vale a pena conferir os novos trabalhos dela como em Papi Song). Junto com o dominicano Wxlf, o trio reforça que a fé em Cristo é uma escolha consciente e firme em trechos como:

No meu caminho, não me desvio, continuo com Jesus Cristo
Abraços para os meus inimigos, nunca os amaldiçoo…
Não me confundo, sempre seguindo
E não penso muito nisso, eu não sou deste mundo
Porque eu vi tudo o que eles fazem, é por causa da frequência
Dê-me uma chance, não eu, ah, espere, sim,
eu venho com o fluxo que você gosta

Seguindo esse primeiro momento de posicionamento, o disco traz Dicen, uma das faixas de trabalho do álbum. Aqui Gawvi mostra sua dependência de Deus e entende seu o papel missionário da sua música como visto no trecho:

Eu sei que pessoas que não acreditam em nada
Lhes deram esperança com meu álbum Panorama
Mas eu ainda preciso sentir Você aqui porque sua presença me acalma

Panorama é seu disco de 2018, período em que deu uma guinada para deixar seu trabalho mais profissional e robusto.

Pastor Jubilo é uma faixa de transição e reproduz uma pregação pentecostal sobre um pastor que critica os hábitos dos jovens como “mulheres maquiadas parecendo palhaças”, enquadrando-os como antibíblicos e, obviamente, dizendo que isso não era aceitável na igreja. Quem nunca ouviu ou foi vítima de um discurso como esse? Como dito, os cultos jovens também são um espaço de doutrinação ainda mais em contraponto com os comportamentos considerados mundanos. A escolha pela imposição ao invés do diálogo e da consciência acabam criando barreiras entre os jovens e um relacionamento sadio com a igreja.

Em Tu Manera Gawvi continua falando sobre sua dependência de Deus na caminhada: Se eu não ando com você, Deus, eu vivo na demora. Sin Miedo e Alta estão sonoramente conectada, sendo a primeira como uma introdução para a segunda. Com a participação do dominicano Madiel Lara na faixa mais pesada do disco, parece que a mensagem transmitida aqui é a de ser possível ter um estilo semelhante ao mundo, mas sem estar em pecado. A aparência pode ser correta, se a essência for fiel à Deus.

Por que você não se deixa ser amado? É assim que começa La Verdad que parece ter uma proposta evangelística. Aparência, passado, seja o que for, não há nada que o amor de Cristo não possa mudar. Eu quero algo moral, algo verdadeiro, fecha a faixa.

1822 é a balada do disco e aborda o relacionamento a dois. Além de trazer um trecho remixado da faixa Dulce (Panorama, 2018), ela ainda fecha com uma reflexão bastante interessante:

Eu sei que a igreja ensinou você que isso não é normal
Mas a Palavra diz que Deus abençoa a intimidade
Uma conexão espiritual, sexual e intelectual, baby.

Vigilia encerra o disco, o culto e o acompamento com uma oração. Apesar de todos os desafios, a experiência desse momento costuma ser uma boa memória que marca a vida de muitos jovens ao redor do mundo.

Noche Juvenil é um excelente álbum que, provavelmente, pode estar entre os melhores do ano e um prato cheio para fãs de reggaeton e trap.