Esse tipo de celeuma poderia virar uma série de postagens onde avaliássemos, dentro de um período elencado, quais bandas ou artistas devem ou não ser rotulados como cristãos. Isso acontece ao longo exaustivo dos anos e eu mesmo já integrei parte desse time. E quando escrevo isso, não necessariamente digo que esse time não é bom. A pergunta que fica é: o que devo fazer quando o assunto é Colony House?
Se você não conhece Colony House existe uma enxurrada de postagens que eu, eu mesmo e Irene escrevi por aqui, e, vou deixá-las caso você queira uma contextualização. Embora vale a pena mencionar que, no sentido musical, Colony House é um quarteto americano de indie rock new wave alternativo e dois de seus integrantes são filhos do renomado cantor contemporâneo Steven Curtis Chapman.
Eu ainda acho um terreno arriscado quando classificamos esses artistas, ou bandas, ou cantores mediante a uma profissão de fé. Claro que existe um norte com essas classificações, claro que existe uma necessidade até mesmo por uma parcela que dita o que é cantado nos templos na atualidade. Mas isso pode virar um discurso danoso quando apenas essa classificação dita aquilo que passa pela nossa trilha sonora.
Ou seja, será mesmo que apenas o rótulo “música cristã” vai imprimir qualidade, fundamento, percepção sensorial, conteúdo lírico, mensagem, edificação, gosto particular e dentre tantos outros estigmas?
Da mesmo forma que não posso dizer que o crente não deve escutar música secular, o inverso também é pauta válida. Embora essa discussão seja acalorada, repetitiva e demasiadamente difundida por aí, vale ressaltar alguns pontos que tiram da gente o fast food da informação e nos leva a entender o que estamos consumindo como música. Ou vai dizer pra mim que você nunca escutou algo simplesmente porque disseram que era “gospel” e você não se deu nem o trabalho de pesquisar mais afundo? Quem nunca, que atire o primeiro fone de ouvido.
Então, pra finalizar, vamos separar os times:
Se você precisa da afirmação de que Colony House é uma banda cristã: eles já citaram Jesus, Deus e tem base cristã nas letras sim. Fizeram feat. com Switchfoot, saem de rolê com a The New Respects e já abriram pro Needtobreathe.
Se você não precisa da afirmação de que Colony House é uma banda cristã: eles tem um rock indie alternativo que flerta muito com o vintage e são craques em fazer baladinhas no melhor estilo U2. Recomendo.
Se você precisa saber apenas se a banda é boa: escute esse disco aqui.
Conheça mais sobre Colony House em:
Como você se sente ao som de Won’t Give Up?
Diários de uma Audição: “Only The Lonely”
REVIEW: Colony House – Leave What’s Lost Behind
Confira o Lyric Video de “Original Material”, do Colony House
Colony House lança seu primeiro álbum ao vivo