Aquele Porto contra o pessimismo

Pandemia, política, redes sociais… motivos não faltam para nos sentirmos pessimistas. Enquanto os noticiários nos mostram todo dia um 7×1 diferente, resta lutarmos para preservarmos nossa saúde mental. 

O tempo que estamos vivendo tem se mostrado um verdadeiro teste de fé, uma desafiadora prova que põe em cheque a qualidade das nossas estruturas. A razão pode até se esforçar para nos mostrar um caminho, mas o emocional escancara nossa frágil humanidade. Não está sendo fácil.

Nesse contexto que beira ao surreal, manter viva a esperança é uma luta diária. É preciso respirar fundo, cuidar da fé e não deixar o pessimismo tomar conta dos nossos corações.

Provavelmente de uma reflexão similar vem Lições para um pessimista, canção do Rafael Porto, aqui assinando como Aquele Porto. Se não o reconhecer pelo nome, deve lembrar pelo trabalho dele na banda de rock Alforria. Companheiro nosso de longa data, Porto tem um ouvido sensível para a produção musical o que nesse single é bastante perceptível. Na lírica, o primor é semelhante. Num tom crítico, questionador e sábio, a estrutura nos faz lembrar “O Admirado Lamentável Cidadão“, da Lorena Chaves e “Caso de Amor“, do Projeto Edmundo.

Introduzindo as queixas de um pessimista, a canção vai nos envolvendo na construção da narrativa ao provocar a forma de ver e viver daqueles que não veem mais algo de bom na vida:

“Se dessa vida você já cansou, vive só pra reclamar
Eu te convido pra sair e ver o sol se levantar

Meu otimismo você quis mudar
Mostrou que a vida é mesmo de amargar”

Consciente da realidade e de que há muitas pessoas pensando assim hoje, a crítica de Porto não é de embate, mas de convite para enxergar além. Não sendo raso ou clichê, a faixa encerra de maneira sensacional ao destacar que “o meu olhar sobre o caminhar, é porque o final já escrito está”. A certeza da promessa é o que alimenta a esperança, que faz sentir paz e descansar mesmo em meio ao caos.

Um ótimo lançamento que merece ser ouvido, assimilado e compartilhado!