Marc Martel: a voz de “Bohemian Rhapsody”

O filme biográfico de Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, alcançou o número 1 em vários países. No entanto, uma grande estrela que é peça fundamental não aparece na telona, apenas a voz. Pois então, é sobre isso que viemos falar. Trata-se de Marc Martel, um cantor canadense conhecido por ter integrado a banda cristã Downhere.

O vínculo de Marc com o lendário vocalista do Queen é antigo. O cara realmente tem um timbre que se assemelha ao de Freddie e possui até alguns traços físicos do artista. Não é à toa que em 2015, nós do Apenas Música, já comentávamos sobre a participação dele nas seletivas “The Queen Extravaganza” idealizada pelos próprios membros da banda Brian May e Roger Taylor. Nessa época, Marc Martel conquistou o posto de vocalista e fez inúmeras participações e apresentações em prol do Queen.

Para o filme: 

Os produtores em conjunto com engenheiros de som optaram por trabalhar em forma “overdub”, ou seja, uma técnica de edição que permite unir vozes ou adicionar novos elementos de sons em gravações anteriormente realizadas, ou até mesmo, fazer uma multiplicação de vozes. Nesse caso, eles uniram as gravações de Marc Martel com a do ator Rami Malek. Acredito que isso contribuiu para trazer uma certa sintonia e realidade na interpretação do ator.

Desde que optou por sair da sua antiga banda gospel, o cantor precisou enfrentar discussões e críticas na comunidade cristã devido a troca de rumo na carreira. Claramente, os mais conservadores não aceitaram muito bem um cantor teoricamente cristão interpretando músicas de um homossexual. Talvez, por conta disso, em entrevista recente para “Relevant Magazine”, ele comentou: “Eu acho que os últimos 10 anos têm sido uma preparação para ficar apto. Há dez anos eu nem seria capaz de fazer isso. Mas Deus foi movimentando tudo obviamente”.

Hoje o canadense explora trabalhos autorais, mas também, em paralelo com os cover do Queen. Com isso, o moço já conseguiu milhões de visualizações em seu canal no Youtube e uma turma nova de fãs.

Conheça também a carreira autoral de Marc Martel: