Flames of Fire: amizade, comunhão e heavy metal escandinavo!

A banda Flames of Fire foi formada em meados de 2021, porém a história por trás da história nos remete ao ano de 1987 quando Christian Liljegren (Narnia, The Waymaker, Audiovision, Divinefire) conheceu Mats-Åke Anderson (Zaragorn) e iniciaram ainda naquela época uma amizade que por décadas foi fomentada pela paixão pela música.

Ainda nos anos 80, ambos foram impactados pelos concertos de bandas como Europe, Madison, Yngwie Malmsteen, Rainbow e Iron Maiden. Todo esse ambiente de shows e turnês desenvolveu entre eles um relacionamento que 10 anos mais tarde, em 1997, proporcionou que Mats-Åke compusesse a introdução que o Narnia usou em sua primeira turnê para o álbum Awakekning.

Sempre que Christian e Mats-Åke se encontravam, as conversas eram sobre música e sobre a vontade de trazer para o público algo além de apenas música (quem pegou a referência, pegou). Foram muitas ligações e muitas conversas, afinal de contas, ambos eram músicos talentosos que tinham em comum o apreço pelo hard rock e heavy metal, ideias para um projeto não faltavam.

Na tentativa de tirar o projeto do papel, entraram em contato com Jani Stefanovic (Solution .45, Divinefire, Essence of Sorrow) perguntando se ele gostaria de produzir juntamente com eles um novo projeto de metal, com o sinal verde de Jani, eles partiram em busca de um segundo guitarrista e convidaram Stephen Carlson, velho conhecido de Christian que havia gravado as guitarras de seu disco solo, Melodic Passion. Faltava ainda um baixista, e então eles convidaram Per Schelander (House of Shakira, Astrakhan, Pain of Salvation) e por fim o supergrupo estava formado, faltava apenas um nome, o que não foi um problema, Christian logo surgiu com o imponente e cheio de significados “Flames of Fire”.

Time completo, nome, intenções e direção definidas, chegou a hora de compor o material do primeiro álbum. Não foi necessário mais que 6 meses para que eles tivessem músicas para mais de um disco, então começaram logo as gravações. O guitarrista Stephen que vive na cidade de Oppdal na Noruega, gravou suas partes em seu próprio estúdio; Per Schelander que mora em Stockholm fez o mesmo e os vocais foram gravados pelo Christian em Örebro juntamente com o engenheiro de som do Narnia, Viktor Stenqvist. Mats- Åke estava envolvido em todo o processo de gravação e trabalhou nos arranjos juntamente com Christian.  Por fim, Jani Stefanovic fez um belíssimo trabalho de mixagem montando todo o quebra-cabeças em seu estúdio em Lahtis na Finlândia. Para finalizar com chave de ouro, a masterização ficou por conta do brilhante CJ Grimmark (Narnia, Divinefire). Todo o trabalho gráfico ficou por conta do baixista do Narnia, Jonatan Samuelsson.

O primeiro vídeo e single divulgado pela banda foi da faixa “Gloria”, lançado ainda em dezembro de 2021. Fãs de Iron Maiden e Stryper vão se encontrar nessa faixa.

Um segundo single foi divulgado pela banda em fevereiro de 2022, se trata da faixa Madness que vem acompanhada de um modesto vídeo que mostra os integrantes da banda em seus estúdios gravando suas participações.

O time da Melodic Passion na América do Sul entrou em contato conosco e disponibilizou o álbum para que pudéssemos escutar antes de seu lançamento oficial que está previsto para 19 de Março de 2022, e aqui já fica nosso muito obrigado ao Márllon Matos que sempre está em contato nos enviando novidades. Além das duas faixas de trabalho que foram divulgadas para todo o público, deixamos destaque para as faixas “Flames of Fire”, “Time to live” e “Soldiers of the King”. O disco contém 9 faixas e estará disponível em todas as plataformas digitais.

Line-up:

  • Christian Liljegren – Vocals
  • Mats-Åke Andersson – Guitars, composer
  • Jani Stefanovic – Guitars, keyboards, drums & producer
  • Stephen Carlson – Guitars Per Schelander – Bass

Track-list:

  1. New Dawn
  2. Gloria
  3. Flames of Fire
  4. Madness
  5. I Am
  6. Time to live
  7. Solution
  8. Soliders of the King
  9. End theme

Ainda em tempo, em decorrência de todo o conflito que está acontecendo nos dias atuais entre Rússia e Ucrânia, a Flames of Fire lançou em seu canal oficial do YouTube um single especial em homenagem à todas as vitimas desse conflito.

A produção desse single especial ficou por conta de: Christian Liljegren – Vocals | Mats-Åke Andersson – Acoustic guitars and bass | Hubertus Liljegren – Keyboards & Drum loops