A pedidos do Andrius Sampaio lá em nossa fan page, preparamos uma lista de bandas de metal com vocal feminino. Confesso até que fiquei surpreso e feliz com a quantidade que nomes que consegui resgatar da memória e achar em uma pesquisa rápida. Certamente há mais nomes, por isso contamos com sua contribuição também.
Banda italiana de “Symphonic” Metal formada em 2013 e é a atual aposta da Ulterium Records no mercado. Eles tem o álbum “Enlighten” (2013) e o single Fire & Ice (2014) que você confere a seguir:
Acredito que seja a banda finlandesa cristã mais famosa do cenário. Fazendo um “Symphonic” Metal, a HB tem discos na língua materna, em inglês e até DVD gravado.
Também vinda da Finlândia, a Venia segue a linha do Metal Melódico com toques sinfônicos e vocais guturais. Tem gravado uma demo, um EP e um álbum chamado “Victory by Surrender”, de 2009.
Banda de Black Metal Melódico vinda do México composta em sua maioria por mulheres. Tem na bagagem dois discos: “The Song of Deborah” (2002) e “Soteria” (2008), e o DVD “Song Of Fire” gravado em 2004.
Dos hermanos argentinos vem a Boanerges liderada pela Gabriela Sepúlveda. Detonando no Power Metal, a banda tem os discos “Señales Antes del Fin” (1998) e “Hora Novena” (2009).
https://youtu.be/eSjqOPvoiEU
Representante nacional que infelizmente não está mais na ativa, mas nos deixou ótimos trabalhos como “The Second Floor” (2002) e “The Faceless Man” (2005).
O vocal da Camila Scarelli é de deixar qualquer marmanjo pianinho. Executando um visceral Brutal Death Metal a Spirit´s Breeze não deixa nada a desejar para bandas de renome como a Arch Enemy e Krisiun. Os trabalhos mais recentes são “Eternal Suffering” (2003) e “None Should Perish” (2007).
Costumo brincar que a Aggelos é a Virgin Black latina hehe. Vinda da Colômbia, a banda manda muito bem no Doom Gothic Metal dramático, bucólico, deprê e assim vai. O único disco completo da banda é o excelente “Mantos Purpúreos”, de 2011.
Poucas infos sobre os americanos da FoT. Lançaram o self-title em 1999 e o disco “Fate” (2007) é raridade na net. A linha é um Progressive Gothic Metal.
É um projeto finlandês que reúne diversos cantores para interpretar canções clássicas da música cristã. Reza a lenda que eles iriam lançar outro disco, mas até agora nem sombra.
https://youtu.be/cp_1olyJVpw
Aava
Banda brazuca de Melodic Metal que nem deixou rastro na internet 🙁
Apesar de só ter um single oficialmente lançado, a norte-americana WfH mostra uma produção muito boa.
Bem, há uma discussão se essa banda é realmente cristã. O fato é que ela gravou “Requiem” (2002) com temática totalmente cristã e caiu no gosto do público. Se você curtir, vale a pena dar um pesquisada e conferir os álbuns “De Insulis” (2007) e “Human Abstract” (2013).
Mais uma banda rara. Sabemos que ela foi formada em 2002, lançou alguns singles e o álbum “The End of You“, em 2011.
Progressive Metal italiano com único disco lançado, o “Volontà Legata” (2011).
https://youtu.be/Ico2980yyQs
No Melodic Metal trabalham os norte-americanos da MindMaze. A banda tem dois discos lançados “Mask of Lies” (2013) e “Back From The Edge” (2014).
Mais uma italiana na lista com seu Melodic Metal. A Nicoletta Rosellini comanda o vocal de “Lies’ Device”, o único álbum da banda lançado em 2014.
https://youtu.be/cPwECnU7mQU
Banda de responsa de Death Metal vinda da África do Sul. Em 2014, lançaram o sensacional álbum “The Dead Walk Among Us”. Saca a qualidade da parada:
Banda holandesa de Melodic Metal. 🙂
Uma boa opção para quem curte Evanescence. Além de alguns singles, a Upon Wings tem o EP “Afterlife”.
Aghora (Indicação do Saulo Porto)
Segundo a Encyclopedia Metallum a banda vem dos Estados Unidos e faz um “Progressive Metal/Jazz Fusion”. A discografia é formada pelo self-title de 2000 e o álbum ‘Formless”, de 2006.
Fora isso temos as bandas que contém ou continham integrantes femininas como:
Com a Katja ex-esposa do Christian Palin (Aldaria, Epicrenel, Magic Kingdom, ex-Adagio, ex-Essence of Sorrow) e atual do Jani Stefanovic (Mehida, Miseration, Solution .45, The Weakening, ex-Incapacity, ex-Sins of Omission, ex-Essence of Sorrow, ex-The Few Against Many, ex-Am I Blood, ex-Crimson Moonlight, ex-Hilastherion, ex-Renascent ) no self-title de 2003.
A banda teve a talentosíssima soprano Fionnghuala de 2002 à 2010 na line-up.
Nessa banda polonesa de Gothic Metal, o Robert Baum divide os vocais com a Ada Szarata. Pena a banda não estar mais na ativa. 🙁
Na italiana de Symphonic Metal, o dueto fica por conta da Loretta Venditti e do Claudio Pernice.
https://youtu.be/tyoSaE63wNA
Na mesma vibe é a também italiana de Melodic Power Metal. O duo vocal é formado pela Alessia Rapisarda e pelo Salvo Grasso.
https://youtu.be/xq2FOdZrpuA
Banda brasileira de Melodic Black Metal, onde a Amanda canta e alguém faz o gutural. Dos álbuns lançados estão: “Thorns and Blood” (2010) e “Dark Tales” (2013).
No Folk Metal da ucraniana Holy Blood, a feminilidade fica por conta da Vera Knyazeva.
https://youtu.be/9aDkD2f15Rg
Certamente há outras bandas que não estão nessa lista, mas contamos com você para aperfeiçoá-la. 🙂