Posso garantir que esse é o álbum acústico mais elétrico que você terá a oportunidade de escutar. “Acústico 10 Anos, 15 meses e muitos dias!” ou simplesmente Fruto Sagrado Acústico é o primeiro álbum ao vivo da lendária Fruto Sagrado, uma das principais bandas de rock do cenário cristão brasileiro.
Fruto Sagrado Acústico foi lançado em 1999 e é o quarto álbum da banda lançado pelo selo “Salmus Produções”. O álbum conta com versões acústicas dos últimos 3 trabalhos e também conta com a participação de Carlinhos Félix na faixa “Amor de Deus” que praticamente se tornou um hino por vários e vários anos entre a galera “jovem roqueira” das igrejas pelo Brasil a fora.
Esse registro tem uma pequena peculiaridade que o distingue dos outros álbuns ao vivo que estamos acostumados a ouvir aqui no Brasil. Ao invés de um único registro de uma noite, o álbum é na verdade uma compilação de vários registros de shows acústicos que foram feitos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E o mais interessante é que você não consegue perceber isso simplesmente ouvindo o álbum do começo ao fim. Tudo indica que o trabalho de captação, mixagem e masterização do produto final foi feito com maestria.
Ao Vivo para quem gosta de ir no show
Esse álbum é o que mais me dá a sensação de “estar no show”. A energia e a dinâmica que a banda transmite nesse trabalho é indescritível, e como disse no começo da postagem, apesar de ser um álbum acústico, isso não impediu que o álbum soasse de uma maneira bem “hard rock”.
As letras são inconfundíveis, costumo dizer que Marco Antônio Afonso, o Marcão, foi (ou ainda é) um dos maiores compositores do rock cristão brasileiro. As letras são feitas para dentro e para fora, quando pensamos em cristianismo e igreja. Elas atingem de forma direta os que estão dentro e de forma subjetiva e criativa os que estão fora. É realmente uma pena que ele tenha se afastado dos palcos e das atividades com a banda em 2007.
Uma curiosidade no álbum é que as faixas 13 (“Música”) e 14 (“Na Contramão”) estão invertidas no CD, ou seja, a a música “Na Contramão” é tocada na faixa 13 e a música “Música” é tocada na faixa 14, contrariando a indicação na contracapa e no encarte do álbum. No momento em que a faixa 13 (que deveria ser “Música”) começa, o público começa a gritar insistentemente em coro “Oh Na Contramão, Oh Na contramão do Sistema”, então o Marcão diz “Vai rolar, vai rolar”, e eles tocam a faixa pedida pelo público. Era disso que eu estava falando, essa é a dinâmica que representa perfeitamente um álbum ao vivo. É com toda certeza um dos meus álbuns favoritos, do começo ao fim, e esse eu já garanti minha cópia original para o museu da música brasileira que será inaugurado em 2047 em algum lugar desse país.
Set-list matador para ninguém botar defeito
O Set-list do álbum é o seguinte:
- Brasil
- A Missão
- Base Forte
- Retórica
- Nunca Mais
- Guerra Interior
- Podridown
- Bomba Relógio
- Pra Acordar
- Exceção à Regra
- Investimento
- Amor de Deus
- Música
- Na Contramão
- Lobo Mau
- Jimmy
Por fim, diria que os maiores destaques de Fruto Sagrado Acústico vão para as versões acústicas de “A Missão” (quem nunca gritou “André sobe o morro, sobe porque sabe que tem uma missão” ?!), “Nunca Mais” (que já tocamos muito por aqui nos evangelismos na rua), “Podridown” (que ficou mais pesada e melhor que a versão elétrica original), “Exceção à Regra” (que foi a primeira música que enviei para minha esposa na época em que ainda namorávamos) e “Amor de Deus” (que pode ser tocada em qualquer culto de domingo em qualquer igreja por ai).
É uma pena que não tenhamos nenhum, eu disse NENHUM, registro em vídeo desses shows que deram origem a esse álbum. Bom, pelo menos isso até onde minhas pesquisas me levaram, quem sabem alguém ai não tenha alguma coisa e não queria compartilhar com a gente né? Comentem ai caso encontrem alguma coisa.